Destaques de Xadrez


 


Clique aqui para fazer download do regulamento do torneio


8 de Dezembro 2012

Campeonato distrital de xadrez de partidas semi-rápidas da Associação de Xadrez do Distrito de Braga

Barcelos acolheu este fim de semana o campeonato distrital de xadrez de partidas semi-rápidas da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, com a colaboração da secção de xadrez do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Empresa Municipal de Desporto.

As competições decorridas no Estádio Cidade de Barcelos tiveram início no Sábado com a prova individual. As partidas tiveram um tempo de jogo de 20 minutos por jogador e um total de 7 jornadas. Sagrou-se vencedor o atleta no NXVSC – Didáxis A, Luís Silva (6.5 pontos), estando o segundo lugar do pódio ocupado pelo seu colega de equipa Bruno Gomes (6 pontos) e no terceiro lugar José Monteiro do GDR Amigos de Urgeses (5.5 pontos).

Já no Domingo teve lugar a prova colectiva tendo a AXDB recebido onze equipas oriundas dos concelhos de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães. Neste formato competitivo, em que 4 jogadores representam uma equipa, terminando as 7 jornadas definidas no regulamento, três equipas somaram o mesmo número de pontos, recorrendo aos factores de desempate. O NXVSC – Didáxis A esteve melhor, cedendo só um empate para a equipa no 2º lugar a CXEB 2 3 João de Meira A. A completar o pódio a equipa A do GDR Amigos de Urgeses.

No que diz respeito ao CCCBarcelos a melhor classificação na prova individual foi conseguida por Diogo Oliveira Martins no 8º lugar (5 pontos) seguindo-se Alfredo Sousa no 17º (4 pontos), João Branco em 21º (4 pontos), José Alves no 26º (3 pontos) e José Antunes com 2 pontos ficou em 38º. Na prova colectiva, a secção de xadrez ficou em 8º lugar da geral. De realçar a participação nesta prova de Ricardo Branco e Ricardo Macedo que após a ausência por razões de ordem profissional, encontram-se disponíveis e motivados para a competição xadrezista.

A seccção de xadrez recebeu felicitações por parte dos principais dirigentes da AXDB que se deslocaram a Barcelos para orientar as competições, o Prof. Carlos Dias (presidente) e o Prof. João Martinho (vice-presidente), pelas condições criadas para a prática do xadrez e que entre altetas, familiares e interessados na modalidade trouxe a Barcelos cerca de uma centena de pessoas.


HORÁRIO DA SECÇÃO
Sexta-feira // 21h30m – 23h00m
Sábado // 17h00m – 19h30m